Energias renováveis Fontes de energia

Energia renovável provém de recursos naturais que podem ser reabastecidos

Energia renovável

A energia renovável vem sendo utilizada em larga escala principalmente pelos países mais desenvolvidos. Essa energia alternativa é proveniente de recursos renováveis presentes na natureza e que não causam grandes impactos negativos ao meio ambiente. Saiba mais a seguir sobre esse tipo de energia e como obtê-la.

O que é energia renovável?

Energia renovável, limpa ou alternativa são a mesma coisa, pois qualquer desses tipos, a energia é obtida por recursos naturais renováveis. Esses recursos não geram impactos negativos de grandes proporções para o meio ambiente.

O consumo dessas energias limpas contribui positivamente para a não poluição do planeta.

Poder produzir energia de fontes disponíveis na natureza e que se renovam é excelente para o planeta.

A produção de energia com combustíveis fósseis por exemplo, acaba sendo muito agressiva para o meio ambiente. Diversas espécies inclusive acabam morrendo por conta de devastação que ocorre nas áreas onde serão construídas hidrelétricas por exemplo.

Quando o consumo chega a 100% de energia limpa ou renovável, as emissões de CO2 diminuem consideravelmente.

Infelizmente, o carvão ainda é o mais usado para a produção da energia, cerca de 28% do consumo contra 13% de energias renováveis.

O Brasil vem caminhando a passos largos quando o assunto é a energia renovável, principalmente pela quantidade de hidrelétricas que possui em seu território nacional. Algumas ainda utilizam de combustíveis fósseis para funcionar.

Por enquanto, as emissões de gases poluentes para o efeito estufa ainda vem das mudanças feitas no solo para a agricultura. O setor de energia detém apenas 30% dessas emissões. A ideia e o objetivo dos líderes governamentais é mudar esses números.

Energia renovável

O Brasil incentiva a utilização de energia renovável?

O Brasil é um país subdesenvolvido e por conta disso, ainda está começando o seu investimento nesse tipo de energia.

A vantagem está principalmente na quantidade de ventos que o país possui.

As empresas que fazem a produção dessa energia renovável com projetos de incentivo ao aproveitamento do biogás aterrado, projetos de energias solar, eólica, biomassa, entre tantos outros são beneficiadas.

Elas podem vender suas produções na forma de créditos de carbono, através do MDL ou Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

Para que aconteça a neutralização desse carbono, o responsável dessa empresa compra créditos que são provenientes de energias renováveis.

Quais são as principais energias renováveis do planeta?

O planeta possui uma quantidade grande de energia renovável e elas se encontram nas seguintes fontes. Acompanhe:

1 – Biomassa

Toda matéria orgânica que seja derivada de animais ou vegetais é chamada de biomassa. Restos de madeira, resíduos orgânicos como o esterco, sobras da agricultura são consideradas biomassa.

A bioenergia é a conversão dessa biomassa em biocombustível como o biodiesel, etanol e biogás. Aliás, o Brasil é o país que mais produz etanol no mundo.

O biodiesel comparado a gasolina emite 82% a menos de dióxido de carbono na atmosfera. Se for cultivada de maneira correta e sustentável, a biomassa poderá ser uma das maiores fontes de energia renovável do mundo.

Agora, também poderá ser destruidora se for cultivada e manejada incorretamente.

2 – Hidrelétrica

O Brasil fica atrás apenas da China na produção de energia hidráulica do mundo. O país é rico em oceanos, e as hidrelétricas utilizam da sua força para aumentar as giradas das turbinas, sendo possível a produção de energia elétrica em larga escala.

As grandes hidrelétricas são consideradas fontes de energia limpa, mas nem tudo são flores. As instalações podem provocar verdadeiros martírios para a população em volta, pois muitas vezes eles são obrigados a se mudarem. Além, de contribuir com a extinção de algumas espécies da natureza.

A solução para esse problema, seria investir nas hidrelétricas de pequeno porte.

Energia renovável

3 – Energia geotérmica

Esse tipo de energia é extraído normalmente em lugares que sejam próximos de vulcões. Pois, utiliza-se do aquecimento que existe no interior do planeta para ser produzida.

Ela pode ser usada de maneira direta ou indireta. De maneira direta é gerada sem precisar de grandes construções de usinas, basta o calor do solo. Já a maneira indireta é quando essa produção é feita graças a uma indústria que a transforma em energia elétrica.

Mas, é preciso tomar cuidado, pois dependendo da técnica utilizada para a sua extração, gases nocivos podem ser liberados, intoxicando o meio ambiente.

4 – Energia eólica

A energia eólica é produzida utilizando apenas os ventos que são tão abundantes no planeta. O Brasil ocupa um lugar de destaque entre os países que mais produzem esse tipo de energia.

Os países que não querem depender apenas da energia hidrelétrica, pode investir nesse tipo de energia renovável.

5 – Energia nuclear

Considerada uma energia alternativa e não renovável, a nuclear mesmo assim tem uma baixa emissão de carbono na atmosfera. Aliás de todas essas que mencionamos, essa energia é a que menos emite CO2.

Apesar de diminuir consideravelmente as emissões de CO2, existem algumas desvantagens, como por exemplo se houver vazamentos.

O caso mais famoso foi o de Chernobyl e Fukushima, onde os impactos ambientais foram arrasadores. Aliás, mesmo que não tenha tido grandes problemas assim, os resíduos nucleares são absurdos.

6 – Energia solar

A energia solar é a energia renovável mais promissora que teremos para o futuro.

As implantações de painéis de captação dos raios solares são mais fáceis de serem instalados e pessoas físicas também podem adquiri-los sem grandes impedimentos. Aliás, essas placas podem ser instaladas sem problemas no telhado das casas.

Principais vantagens das energias renováveis

Existem algumas vantagens importante de se usar a energia renovável, listamos algumas para você conhecer. Acompanhe:

  • Comparada aos combustíveis fósseis essa fonte de energia é inesgotável;
  • Os impactos ambientais que essa energia causa são bem menores do que os outros tipos de fontes de energia criada pelos combustíveis fósseis;
  • Não oferecem tantos riscos como a energia nuclear;
  • Possibilidade de criação de novos postos de trabalho em locais menos favorecidos.

Ter um ar mais limpo na atmosfera é fundamental para que os seres humanos tenham mais saúde. A energia renovável como você aprendeu, permite que o CO2 seja reduzido significativamente da atmosfera.

Deixe seu Comentário