Fontes de energia

Energia Nuclear: vantagens, desvantagens e usos

Energia Nuclear

A energia nuclear ou atômica como também é conhecida são as energias produzidas em usinas termonucleares onde usa-se o calor para gerar a eletricidade.

Essa energia é produzida pela fissão do núcleo de um átomo que gera uma quantidade significativa de calor, sendo assim produz uma energia limpa e retornável. Apesar de ser um tipo de energia retornável as usinas utilizam urânio como combustível na produção de energia e sendo o mesmo um mineral não renovável pode acabar degradando a natureza.

Energia Nuclear

Sobre usina Nuclear

São instalações voltadas para a produção de energia elétrica a partir de reações nucleares que provem de elementos radioativos que são usados nessa produção de energia térmica.

Essas instalações industriais protegem o reator nuclear evitando que a radiação seja emitida para a natureza. O reator é envolto por uma contenção de ferro armado, aço e concreto que garante a estabilidade do mesmo evitando o contato com o meio ambiente.

As usinas são formadas por três fases que são: a primária, a secundária e a de refrigeração. Na primeira fase o urânio é colocado no vaso de pressão e ocorre a fissão que gera energia térmica. Nesse caso a água é utilizada para resfriar o núcleo do reator.

Na segunda fase a água transforma-se em vapor o que movimenta as turbinas de um gerador elétrico e o vapor produzido se transforma em água por causa da condensação que utiliza as águas do mar bombeadas pelo sistema.

A energia ocorre através do processo de fissão nuclear e chega as residências por redes de distribuição sendo usada como fonte de energia elétrica.

Energia Nuclear

Energia nuclear no mundo

Alguns países são os principais produtores desse tipo de energia limpa, confira a seguir quais são eles:

  • França: 75% da produção energética;
  • Coreia do Sul: 34, 8% da produção energética;
  • Japão: 27,5% da produção energética;
  • Estados Unidos: 20,2% da produção energética;
  • Rússia: 18% da produção energética.

Essa pesquisa foi uma publicação realizada pelo Business Insider no ano de 2014 especificando os cinco países campeões em energia nuclear.

Atualmente estimasse que as usinas nucleares correspondem a cerca de 16% da energia elétrica gerada no planeta e isso ocorre por conta do seu rendimento.

Na Bélgica, Suécia e Finlândia a energia nuclear já representa 40% da eletricidade produzida nesses países. A maior parte das usinas nucleares estão localizadas na Europa, nos Estados Unidos, na Rússia e no Japão.

Energia Nuclear no Brasil

No Brasil também há usinas nucleares e elas estão situadas no Rio de Janeiro, em Angras dos Reis. As usinas chamam-se, respectivamente, Angra 1 e Angra 2 e Angra 3, sendo que a terceira encontra-se em fase de construção.

Todas as usinas brasileiras pertencem a Central Nuclear Álvaro Alberto que faz parte do programa Nuclear do país. Ressalta-se que as usinas em atividades no Brasil têm a potência de 2.007 Megawatts. Estimasse que em 2020 as obras de Angra 3 sejam retomadas.

É importante evidenciar que o Brasil é um dos países que mais produz energia Nuclear, pois possui é a sexta maior reserva de urânio do planeta tornando-o independente quando o assunto é combustível.

As principais energias limpas do Brasil

O Brasil investe em energias limpas, com base nessa afirmação podemos observar as principais energias sustentáveis do país.

  • Energia Eólica;
  • Energia Hidrelétrica;
  • Energia Solar;

Essas são as principais energias renováveis, porém o país também utiliza o petróleo e o carvão mineral que são fontes fósseis de energia.

Vantagens da energia nuclear

Podemos citar alguns dos principais pontos positivos dessa energia sustentável, veja abaixo algumas considerações:

  • Apesar do Urânio ser um mineral não renovável ele é abundante na natureza, por isso pode sustentar as usinas por muito tempo;
  • É uma forma menos agressiva ao meio ambiente de produzir energia;
  • Para os países que importam combustíveis fósseis a energia nuclear pode ser sinônimo de independência;
  • Caso as regras sejam cumpridas com êxito a usina nuclear não pode ser considerada poluente;
  • Se comparada a hidrelétricas nota-se que ocupam espaço territorial significativamente menor e com menos degradação ao ambiente.

Energia Nuclear

Desvantagem da energia nuclear

São muitos os riscos trazidos pelas usinas, observe alguns a seguir e conclua:

  • O lixo nuclear é formado por resíduos tóxicos e radioativos e se descartados de maneira incorreta geram risco a saúde e ao meio ambiente provocando danos irreversíveis e podendo ocasionar câncer, deformidades e demais enfermidades;
  • Possibilidade de fabricação de bombas atômicas;
  • Gastos elevados com a manutenção da usina;
  • Há risco de acidente nuclear são de grande preocupação a vida geral do planeta terra.

Acidentes Nuclear

O primeiro acidente nuclear que se tem indicio foi em 1952 no Canadá, porém o acidente mais famosos e de maiores proporções foi o de Chernobyl que ocorreu em 1986 na Ucrânia por causa de um defeito na refrigeração do sistema. Chernobyl encontra-se desabitada até os dias atuais não havendo a possibilidade de retorno a cidade ou as suas proximidades, apenas para visitação onde os turistas sigam regras rigorosas estipulada pela equipe que os acompanha.

Recentemente no ano de 2011 no Japão a usina Fukushima 1 foi atingida por um terremoto e um tsunami que abalarão os sistemas da mesma e a radiação foi liberada por causa de uma explosão na sede da usina.

No Brasil tivemos um acidente nuclear a partir do descarte indevido da substancia Césio-137 onde cerca de mais de mil pessoas foram contaminadas e quatro morreram, além de muitas outras que sofrem com as consequências da contaminação até hoje.

Resumo

Pode-se afirmar que a fissão nuclear ocorreu pela primeira vez em 1938 e era utilizada em sua origem para fins militares. Com a catástrofe de Hiroshima e Nagasaki a energia passou a ser usada principalmente na produção de energia limpa.

Vimos no artigo os conceitos de energia nuclear, como é usada e também observou-se as usinas brasileiras, onde se constatou que apesar da independência do país em Urânio ele ainda não usa esse meio como principal fonte de energia limpa. No país usa-se em maior escala os painéis solares, a energia produzida por hidrelétricas e também a energia eólica.

Deixe seu Comentário