Utilizar os recursos naturais disponíveis é uma excelente alternativa para ajudar na preservação do meio ambiente. O vento é um desses recursos gratuitos que está disponível na natureza e que pode ser usado para a produção de energia eólica. Conheça mais sobre essa maneira de se fazer energia elétrica que vem sendo cada vez mais utilizada no mundo todo.
Ao contrário do que se pensa como sendo uma tecnologia nova, o vento já era usado como gerador de energia há bastante tempo. Principalmente nos sistemas de movimentação de barcos, bombeamento de água e moagem dos grãos.
Considerada como uma MDL ou Mecanismo de Desenvolvimento Limpo pela ONU ou Organização das Nações Unidas, a energia eólica foi considerada prioridade para receber investimentos e incentivos na sua produção.
O que é a energia eólica?
A energia eólica é produzida graças a energia cinética produzida pelos ventos acrescida dos raios de aquecimento eletromagnético do sol ou energia solar simplesmente como conhecemos. Essas duas energias juntas conseguem movimentar as pás contidas nos aparelhos captadores.
A energia cinética produzida pelos ventos é convertida normalmente em energia mecânica pelos cataventos e moinhos ou em energia elétrica pelas turbinas ou aerogeradores.
Antigamente, essa energia eólica era usada principalmente em trabalhos mais mecânicos aplicados aos cataventos e moinhos em moagem de grãos ou até mesmo no bombeamento de água.
Ela só foi considerada uma alternativa de energia mesmo na década de 70 apenas, quando aconteceu a famosa crise do petróleo.
Como funciona essa energia eólica?
A energia eólica é produzida graças ao aquecimento das camadas de ar, que então criam uma espécie de variação na pressão dessas massas de ar.
Graças a movimentação de grandes turbinas chamadas de aerogeradores que esse tipo de energia é produzido. Esses aerogeradores possuem o formato de cata vento ou moinhos. Essas turbinas devem ser instaladas nas regiões onde existem os ventos chamados de predominantes, ou seja, com maior potência.
A função das turbinas e de todos os componentes é basicamente transformar essa energia cinética em energia elétrica ou mecânica.
O vento não existe sem o sol, pois ele é um resultado das correntes de conversão atmosférica do planeta que recebem impulso justamente da energia solar. Isso significa que quando não existe sol, não existe vento.
Essa movimentação do ar começa a ser gerada no solo, onde há presença de água e terra.
O sol possui calor e por isso aquece o solo com mais rapidez do que a água por exemplo. O ar aquecido por ser mais leve acaba subindo para a atmosfera. A noite acontece o contrário, o ar fica mais quente sobre a água que é substituído pelo frescor do solo.
Esse movimento todo do ar faz a geração da energia cinética que se transforma em energia elétrica graças a movimentação das turbinas.
Quais são os componentes de uma turbina eólica?
A composição dessa turbina eólica é:
- Anemômetro: esse componente funciona de 10 em 10 minutos e a sua função é fazer a medição da velocidade e intensidade do vento;
- Biruta: esse acessório é um sensor de direção que capta justamente qual a direção correta do vento. Sua posição deve ser perpendicular em relação à torre, pois assim ocorre um maior aproveitamento;
- Pás: a função das pás é basicamente converter essa potência dos ventos em energia;
- Rotores: componente que faz a transmissão da energia obtida pela rotação das pás para um gerador;
- Gerador de energia: a função desse componente é fazer a conversão da energia mecânica localizada no eixo em energia elétrica;
- Mecanismos de controle de potência: esse componente tem a função de fazer a adequação correta da potência com a velocidade desse vento, isso geralmente ocorre em um período determinado;
- Caixa de transmissão ou multiplicação: essa caixa tem a função de transmitir a energia mecânica contida no eixo do rotor até o eixo do gerador;
- Nacele: esse compartimento é instalado no topo da torre, dentro dele está contida uma caixa multiplicadora, embreagem, freios, controle eletrônico, mancais e sistema hidráulico;
- Torre: esse elemento é o que sustenta todos esses componentes como a nacele na altura adequada para funcionar e o rotor. A torre possui um valor financeiro elevado para esse sistema funcionar.
Quais são as vantagens e desvantagens da energia eólica?
Como todo o tipo de energia, a eólica também possui vantagens e desvantagens. Listamos a seguir algumas para você conhecer. Acompanhe:
Principais vantagens da utilização dessa energia.
- É considerada uma fonte de energia inesgotável, ou seja, está sempre presente na natureza;
- É uma energia que não emite gases nocivos nem resíduos;
- Não existe a necessidade de remoção da população, pois os geradores podem ser instalados sem nenhum problema, sendo totalmente compatível com as atividades pecuárias e de agricultura da região;
- O país se torna mais autônomo na produção de energia elétrica;
- A dependência em relação aos combustíveis chamados de fósseis fica reduzida;
- Fonte barata de energia se considerar o investimento feito a longo prazo;
- A instalação é muito rápida se comparada as de outros tipos, podendo ser realizada em apenas 6 meses;
- A recuperação financeira de todo investimento feito também é rápida. Em menos de 6 meses você recebe tudo de volta do que foi investido na construção, instalação e manutenção dos aerogeradores.
As principais desvantagens dessa energia eólica são:
- O vento pode causar alguma intermitência, diminuindo a geração de energia;
- Grande impacto visual com a instalação dos aerogeradores no meio ambiente;
- Poluição sonora, pois esses equipamentos são barulhentos;
- No período de migração de algumas aves, pode ocorrer mortes.
Como está a produção de energia eólica no Brasil?
O Brasil é um país que produz muitos ventos, aproximadamente 71 mil km² de todo o território nacional apresentam ventos superiores a 7m/s a níveis que chegam a 50 metros de altura.
Com esse potencial seria possível abastecer com energia eólica cerca de 64% de toda a população. As regiões que mais produzem esse tipo de energia são a sul e nordeste.
O Brasil vem caminhando para a utilização dessas energias mais limpas ao invés das fontes não renováveis que são extremamente agressivas ao meio ambiente e a saúde humana.
Existem alternativas de parques para a produção de energia eólica que sejam menos barulhentos. São os chamados off-shore e sua instalação é feita em alto mar.
Deixe seu Comentário