Consumo Consciente

Cultura sustentável: iniciativas e exemplos

Cultura sustentável

A sustentabilidade está por tudo e dominando cada vez mais o mundo. Ela também aborda diversas questões e pode estar presente em várias áreas do nosso dia a dia, pois é possível adotarmos a sustentabilidade de diferentes maneiras e por meio de centenas de atividades.

A cultura sustentável, por exemplo, é um dos pilares da sustentabilidade e está sendo cada vez mais conhecida pelas pessoas e também adotada pelos governos e ministérios por meio de diversas iniciativas que combinam a cultura de suas cidades com a sustentabilidade.

Com isso, o intuito é envolver sempre a população e mostrar como pode ser simples e fácil levar uma vida mais sustentável que não agrida ao meio ambiente e que traga benefícios para o seu convívio. A seguir, saiba mais sobre a cultura sustentável e sobre a sustentabilidade em si.

A cultura na sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade surgiu em 1980 através da Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. No entanto, a cultura só foi incluída no sistema do século 21, mais precisamente em 2001. Através da cultura é possível avaliar o passado e criar melhores iniciativas para o futuro, por isso esse segmento é de extrema importância para a sustentabilidade.

A população também é mais propícia a seguir determinados segmentos de um conceito, por isso a cultura sustentável não é o único, mas um dos mais importantes. De qualquer forma, o desenvolvimento sustentável sempre deve pensar em todos os seus aspectos, criando ações para cada caso, assim como estabelecendo metas e colocando em prática todo o seu planejamento.

Em nosso país, é o incentivo fiscal que determina como ocorrerá a cultura na sustentabilidade. Ainda assim, grande parte das iniciativas são criadas por meio da indústria cultural. Infelizmente, grande parte da população ainda não costuma participar das ações, mas isso também pode mudar.

Entenda porque a cultura é essencial na sustentabilidade

A cultura é um segmento extremamente fundamental para a sustentabilidade. A própria Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, conhecida como a Unesco, afirma sobre a importância de todas as culturas e das políticas que as envolvem para apoiar o desenvolvimento sustentável de cidades no setor econômico, político e também social.

Através do ideal cultural, é possível apontar vários problemas na sociedade do âmbito do desenvolvimento sustentável. Por exemplo, acabar com a pobreza é uma das necessidades da sustentabilidade, mas que pode ser abordada por meio da cultura. Isso porque, esse problema, também está relacionado com a dificuldade para ter acesso à educação e a falta de conhecimento dos valores culturais por parte de muitos cidadãos.

A democracia é um aspecto muito importante na sustentabilidade e que também se vincula bastante com a cultura. Além disso, questões como perspectiva de gênero, consumo responsável e a educação também são aspectos de grande importância na cultura sustentável.

Iniciativas da Cultura Sustentável

As iniciativas têm como intuito integrar cada vez mais a cultura dentro da sustentabilidade, pois aliando os dois conceitos será possível causar um impacto maior ao meio ambiente e também para a sociedade.

A existência da Agenda 21 Para a Cultura foi uma maneira encontrada para mostrar aos governos estaduais e municipais como eles podem aplicar suas políticas culturais para promover o desenvolvimento sustentável.

O documento leva em conta os princípios dos direitos humanos, da diversidade cultural, da sustentabilidade, da paz e da democracia participativa. Através dele, as cidades e municípios podem se guiar para criar ações que englobam ambos os segmentos e que chamem a atenção da população, despertando o seu interesse e contribuindo também para a propagação da informação.

Outros tipos de sustentabilidade

A sustentabilidade cultural, como mencionamos, é apenas um dos pilares da sustentabilidade em si. Cada um deles aborda um segmento e você pode seguir aquele que mais se identificar, mas sem esquecer que o mais importante é tentar ser sustentável em seu dia a dia, pois isso trará centenas de benefícios para o meio ambiente e, consequentemente, para nós mesmos.

Outro segmento é a sustentabilidade empresarial que se baseia nos fatores ambiental, social e econômico. A empresa, para ser sustentável, deverá promover o equilíbrio entre as atividades exercidas e o meio ambiente, sempre dando foque para medidas sustentáveis que ao mesmo tempo contribuem para a renda da empresa.

Também tem a sustentabilidade social que foca na igualdade social e tenta equilibrar todas as partes da sociedade, como a cultura, a renda e a educação. Por último, temos a sustentabilidade ambiental cujo foco é a preservação de nossos recursos naturais, priorizando o consumo consciente e a diminuição dos resíduos que afetam o meio ambiente negativamente.

Todos esses tipos de sustentabilidade são extremamente importantes e devem ser vistos como um todo, apesar de também ser possível desenvolver ações focadas mais em um segmento do que outro. Ainda assim, todas as informações devem ser passadas e a sociedade deve ter uma noção da sustentabilidade como um todo.

Sustentabilidade cultural exemplos

Diversas medidas podem ser adotadas para promover a sustentabilidade cultural. Cada cidade deve observar a sua própria cultura para conseguir entender o que pode ser feito e então pensar em como fazer do modo mais sustentável possível.

Os principais exemplos de sustentabilidade cultural são: manutenção e/ou construção de museus, restaurar ou conservar prédios e acervos históricos, apoiar festivais culturais da região, produzir material publicitário ou de entretenimento sobre a cultura da região (como filmes, documentários, vídeos em geral), assim como desenvolver diversas atividades nos centros culturais.

Como mencionado, esses são apenas alguns exemplos e tudo vai depender de cada cidade. O importante é não deixar de lado a veia da sustentabilidade e aplica-la em todas as atividades que forem realizadas. Dessa forma, será possível conscientizar a população sobre a importância de ser mais sustentável e como esse estilo de vida pode beneficiar o meio ambiente e o planeta em que vivemos.

Tente aplicar pelo menos um dos segmentos da sustentabilidade em sua rotina, pesquise mais sobre e veja como isso é possível respeitando o seu estilo de vida e suas próprias necessidades.

Deixe seu Comentário