Curiosidades

Conservação ambiental: qual sua importância?

Conservação ambiental

Atualmente, as ações de manutenção e correção afim de preservar o meio ambiente são cada vez mais necessárias. A conservação ambiental atua justamente nessa conscientização do manejo humano na natureza. Fazendo com que ele compreenda sobre a importância que a recuperação do meio ambiente tem na vida humana. Afinal de contas, manter o potencial da natureza para as gerações futuras é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos.

Quando falamos sobre conservar o meio ambiente, isso envolve todas as ações conjuntas que visam principalmente, o uso consciente da natureza. Esse uso precisa ser harmonioso, sem que cause o esgotamento dos recursos naturais disponíveis. A utilização precisa ser baseada principalmente na sustentabilidade.

No artigo de hoje, você vai conhecer melhor as principais ideias que pautam o sistema de conservação ambiental. Diferente da preservação que sustenta a ideia de nenhum tipo de interferência humana na natureza, conservar, significa usar os recursos de maneira sustentável como o solo e a água. A finalidade principal é garantir o equilíbrio entre a natureza e as atividades humanas.

Mas, afinal, o que é conservação ambiental?

Podemos definir a conservação ambiental como um conjunto de ações de manutenção e de correção de toda a integridade e qualidade do meio ambiente. Isso compreende todo o manejo humano em relação à natureza e como transformar essas ações em algo sustentável, restaurador e recuperado para o ambiente natural em que se encontra.

O intuito é poder usufruir dos recursos naturais, desde que ele se mantenha intacto para continuar produzindo para todas as gerações futuras, garantindo assim a sobrevivência dos seres vivos de maneira geral.

Quais são as ações mais indicadas para a conservação da água?

Graças ao funcionamento do ciclo hidrológico, a água se torna um recurso natural renovável. Só que infelizmente, com o mau uso indiscriminado que o ser humano faz dela, poluindo os rios, aquíferos e oceanos, ela está se tornando escassa e principalmente, sem qualidade para o consumo humano.

Normalmente, a água é usada pelo ser humano em infinitas atividades, tanto no uso doméstico, como no uso industrial. Na indústria ela usada na irrigação das lavouras, na produção de energia das hidroelétricas, na navegação, entre outras tantas atividades. Acontece que o consumo de água vem aumentando a cada ano.

Para se ter uma ideia, a agricultura é uma das atividades mais essenciais para o ser humano e é justamente ela que consome a maior quantidade de água no seu funcionamento.

Segundo a ONU ou Organizações das Nações Unidas, cerca de 70% da água é utilizada em sistemas de irrigação e a previsão é que esse número aumente até 2025, pelo menos em 50%. A pergunta que fica é: será que teremos essa quantidade de água suficiente?

Só no Brasil, esse número sobre para 72%, a indústria é a que mais consome, cerca de 22% aproximadamente. Isso equivale a quase o triplo do consumo humano que é de 6%. Outro ponto alarmante é o desperdício que também sobre e fica entre 50 a 70%, nas cidades brasileiras.

A conservação da água está presente nas medidas de conservação ambiental e tudo vai depender das ações e do uso sustentável e consciente desse recurso natural.

A seguir você confere algumas dicas excelentes e úteis na conservação da água. Lembre-se, já passou da hora do ser humano ter consciência do seu papel na natureza. Acompanhe.

Conservação ambiental

Evite tomar banho demorado

O recomendado é apenas 5 minutos. Nesse tempo, especialistas afirmam que é totalmente possível fazer uma boa higienização.

Na hora que estiver se ensaboando feche a torneira, o mesmo é recomendado na hora de passar o xampu e o condicionador. Abra a torneira apenas na hora do enxágue. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 15 litros de água são gastos em apenas 1 minuto de chuveiro aberto. Se um banho demorar 20 minutos, o total de água gasta chega a 300 litros.

Escove os dentes com a torneira fechada

A torneira deve permanecer fechada, enquanto você escova os seus dentes. Já existem no mercado, alguns produtos que compartilham das mesmas ideias de sustentabilidade. Alguns enxaguantes bucais, fazem o papel da água da torneira em muitos casos.

Ser um consumidor consciente é buscar produtos que utilizem o mínimo possível de recursos naturais e que dessa forma, pouco comprometam a qualidade e quantidade dos recursos naturais. Se comportar dessa maneira, estimula a indústria a lançar cada vez mais, produtos que sejam pautados em ideias de sustentabilidade, contribuindo ativamente para a conservação ambiental.

Quais são as ações necessárias para a conservação do solo?

A produção de alimentos e toda a manutenção de uma biodiversidade acontece graças ao solo e todos os seus recursos. Desse modo, já existem diferentes estudos que estimulam as técnicas e práticas de conservação ambiental do solo. É na pecuária e na agricultura que estão as principais ações que visam a conservação do solo.

A exaustão do solo na agricultura, pode ser diminuída com a aplicação de técnicas como a rotação de culturas. Ela consiste basicamente em alternar as espécies vegetais dentro de uma mesma área, anualmente. As espécies escolhidas para fazer parte dessa técnica, devem atender basicamente aos princípios de recuperação do solo e dos propósitos comerciais vigentes.

Essa rotação permite que uma produção mais diversificada de alimentos e outros produtos agrícolas, aconteça. Adotar essa prática por um período mais longo e adequadamente, melhora e muito todas as características do solo. Protegendo-o tanto fisicamente, quanto quimicamente e biologicamente, auxiliando assim no controle do crescimento de ervas daninhas e outras pragas prejudiciais. A matéria orgânica é reposta e o solo fica protegido contra os possíveis agentes climáticos.

A conservação ambiental efetivamente nas atividades pecuárias acontece no manejo dos animais. Ou seja, é preciso calcular corretamente qual a quantidade que eles devem ocupar na área destinada ao pasto. Essa medida evita que o solo fique compactado.

Existem também outras providências interessantíssimas que auxiliam na conservação ambiental do solo, como o combate à erosão, reflorestamento, aplicação de curvas de nível, assoreamento e preservação de toda a vegetação nativa. O meio ambiente e toda a sua sobrevivência depende de ações que estejam ligadas principalmente a sua conservação. Com pequenas atitudes, podemos ajudar nesse processo.

Deixe seu Comentário