Reciclável Tipos de lixo

Entenda todos os tipos de lixo da coleta seletiva!

Todo aquele processo de separação do lixo para ter seu destino correto, de acordo com sua origem é chamado de coleta seletiva e tem sido um grande aliado da reciclagem e da sustentabilidade, porque dessa forma garante que uma quantidade maior de resíduos recicláveis vão ser realmente reaproveitados, e dessa forma também estamos praticando o consumo consciente, mesmo de forma indireta.

Produzimos um volume exagerado de lixo e por isso precisa de um cuidado especial, e é aí que a coleta seletiva para poder diminuir os impactos ambientais com todo esse lixo produzido. Quando separamos o lixo de forma correta, estamos contribuindo com o tratamento desses resíduos e, claro, diminuindo as chances de irem parar no meio ambiente.

COMO SEPARAR O LIXO

Os resíduos podem ser separados em categorias, mas apenas quatro delas são as mais conhecidas:

Mas além delas, também existem outras seis:

• Resíduos orgânicos
• Madeiras
• Materiais não reciclados
• Lixo hospitalar
• Resíduos perigosos
• Resíduos radioativos

Já os lixos que não tem seus coletores específicos, como óleo de cozinha usado, lixo eletrônico (pilhas, baterias, celulares, etc), precisam de um cuidado redobrado.

• Óleo de cozinha: qualquer que seja o óleo, azeite, de coco ou algum outro, não podem ser descartados nas pias, bueiros ou ralos. A recomendação é armazenar o óleo usado em garrafas PETs e depois procurar ONG’s especializadas nesse tipo de coleta, que futuramente será usado na produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo e outros produtos. Outra opção é fabricar sabão a partir desse óleo usado.


• Lixo eletrônico: baterias e celulares podem ser entregues para as empresas de telefonia celular. Equipamentos em boas condições podem ser doados para empresas de tecnologias, ou para entidades sociais que trabalham com a inclusão digital.

Outra opção para esses lixos específicos são os:

• Postos de troca: você leva seus resíduos e troca por algum bem, como por exemplo: se você levar óleo, pode ganhar sabão em troca.
• Porta a porta: os trabalhadores recolhem os resíduos deixados pelos moradores do bairro em determinado dia da semana.
• Programa Interno de Coleta Seletiva (PIC): programa realizado em parceria com a associação de catadores de lixo em instituições públicas e privadas.

É importante que seja realizado o descarte correto de cada resíduo e tenha o entendimento de que a coleta seletiva é um processo de separação dos materiais e que reciclagem é o processo de transformação das matérias-primas que podem vir a ser reaproveitadas. Dessa forma beneficiaremos o nosso planeta e a nossa vida e, claro, vamos estar promovendo a consciência ambiental de cada um.

Deixe seu Comentário