Curiosidades

Biotecnologia: significado e aplicações

Biotecnologia

Biotecnologia é um termo muito popular e que quando é mencionado, nos leva a pensar em coisas modernas e principalmente no desenvolvimento do planeta. A biotecnologia já existe há milhares de anos, sendo usada primeiramente na produção de cerveja na Babilônia muitos anos antes de Cristo.

No entanto, atualmente, a biotecnologia possui diversas aplicações e está presente em centenas de produtos e procedimentos nos diversos segmentos da indústria. Ela é fundamental para que tenhamos acesso a determinados produtos e para o desenvolvimento de nossas tecnologias. Muitas pessoas não entendem do que se trata a biotecnologia e, se esse é o seu caso, a seguir você será capaz de entender o que é a biotecnologia, para que ela serve, quais são suas aplicações e muitos outros detalhes.

Confira a seguir!

Biotecnologia

O que é biotecnologia

A biotecnologia possui sua definição feita pela Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU. Nada mais é do que qualquer tecnologia que faça uso de sistemas biológicos, de organismos vivos ou ainda de seus derivados para a fabricação de produtos ou processos que tenham um uso específico. Sendo assim, a biotecnologia é responsável por gerar riqueza econômica sobre as ciências biológicas.

Para promover a geração econômica por meio da biotecnologia, são usados microrganismos que são capazes de produzir alimentos fermentados, além de também culturas vegetais modificadas geneticamente para produzirem mais, além de melhoramento genético convencional e até mesmo a inseminação artificial de animais.

A biologia se mistura com a tecnologia, por isso leva em conta conceitos como biologia celular, botânica, microbiologia, biologia molecular, genética, fisiologia, evolução, ecologia, nanotecnologia, engenharia, eletroeletrônica, robótica, bioempreendedorismo, tecnologia social e muito mais. Dessa forma, misturando todos esses conceitos, é possível usufruir de novas tecnologias que não agridem tanto o meio ambiente e que foram desenvolvidas para ajudar o planeta e os humanos.

Para que serve a biotecnologia

No início de seu uso, a biotecnologia usava organismos vivos em sua forma natural ou ainda melhorados através de técnicas convencionais. Isso, é claro, há milhares de anos. Mais recentemente, através da biotecnologia, houve o crescimento no uso de tecnologias que se baseiam na biologia molecular.

Atualmente, a biotecnologia está sendo cada vez mais ampliada, não atuando somente no ramo das tecnologias moleculares, mas para sim obter uma grande multidisciplinaridade onde envolverá diversos conceitos já mencionados nos ramos de ciências sociais aplicadas, tecnologias de informação, computação e até mesmo robótica.

Tudo isso é combinado às ciências biológicas independentemente do seu nível na escala biológica. Essa nova fase da biotecnologia faz com que os conceitos da biologia celular e morfofisiológica sejam aplicados para gerar terapias de células tronco, por exemplo. Será possível entender melhor para que serve a biotecnologia, quando você ler sobre todas suas aplicações no mercado.

Confira as aplicações da biotecnologia

A biotecnologia possui diversas aplicações em várias áreas do comércio e da indústria brasileira. Na área de medicina e da indústria farmacêutica, por exemplo, a biotecnologia pode ser usada para a fabricação de novos medicamentos, para produzir e melhorar vacinas, antibióticos e anticorpos, para terapias gênicas, em pesquisas de células-tronco para terapia e ainda na produção de insumos químicos.

Já na área ambiental, a biotecnologia pode ser usada no formato de biorremediação com o intuito de reparar ou reduzir os danos que foram causados por contaminações; pode ser usada ainda para a bioconservação dos resíduos da agricultura, para produzir biocombustíveis, plásticos biodegradáveis usando microalgas, para purificar a água e ainda para o tratamento de lixo e de esgoto.

Para completar, ainda há as aplicações da biotecnologia na indústria alimentícia e na agricultura. A biotecnologia pode ser usada para produzir insumos como sementes e fertilizantes, pode atuar no melhoramento genético de plantas, melhorando o processamento de alimentos, promovendo a otimização dos testes de diagnósticos clínicos, na produção de biogás e de biossensores, criação de remédios para plantas, para desenvolver sementes que sejam mais resistentes e ainda para a criação de pesticidas que causem menos impacto para o meio ambiente.

Não se engane se você acha que pare por aí, a lista de aplicações da biotecnologia é muito amor e está sempre aumentando. É uma das tecnologias mais avançadas do planeta e em nosso país também é bem presente nas áreas mencionadas, contribuindo para nosso desenvolvimento e para a natureza.

Classificação da Biotecnologia

Você sabia que a biotecnologia possui diferentes classificações de acordo com as aplicações? A biotecnologia verde, por exemplo, é aquela usada na agricultura que envolve tanto a criação de sementes geneticamente modificadas, quanto na criação de plantações mais fortes às pragas, como mencionamos acima.

Já a biotecnologia vermelha é usada no âmbito da saúde e consiste no desenvolvimento de tratamentos e remédios que podem auxiliar a diagnosticar doenças ou até mesmo atuar na cura. Temos também a biotecnologia azul que se concentra em buscar recursos biológicos marinhos, atuando principalmente nas algas.

A biotecnologia branca é aquela que foca nos procedimentos industriais. É a biotecnologia que pode criar substâncias que causem menos impacto ao meio ambiente. Por último, temos a biotecnologia laranja que é a focada no campo da informação.

Mercado de Trabalho da Biotecnologia

Muitas pessoas se interessam pela área de biotecnologia e, antes de fazerem uma faculdade, buscam saber como é o mercado de trabalho. A boa notícia é que os profissionais na área, tanto bacharéis quanto tecnólogos, são muito procurados e isso tem aumentado cada vez mais, visto que os países e as empresas estão sempre querendo se desenvolver, aumentar sua produção e combater problemas.

Há muitas outras áreas que também acabam usando a biotecnologia que estão em alta. Você pode atuar até mesmo na área de cosméticos se formando em

Biotecnologia, pois as empresas estão buscando desenvolver produtos tecnológicos com excelentes propostas e que realmente tragam resultados.

Basicamente, o mercado de trabalho é bastante amplo e os profissionais costumam ser valorizados. Quase toda empresa atualmente precisa ter um biotecnólogo se quiser se desenvolver de maneira sustentável, aumentando os seus lucros, mas ao mesmo tempo sem prejudicar tanto o meio ambiente.

A biotecnologia ainda avançará bastante nos próximos anos e você pode fazer parte disso.

Deixe seu Comentário