Fontes de energia

Biomassa é uma matéria orgânica utilizada para produzir energia

Biomassa

Toda matéria orgânica, seja ela de origem animal ou vegetal utilizada para produzir energia é chamada de biomassa. O Brasil possui vantagens em relação a essa produção, principalmente por causa das vastas áreas que podem ser cultiváveis. O clima também ajuda, pois é bem favorável durante o ano.

Utilizar novas formas de energia que seja renovável é muito importante para a sobrevivência humana principalmente.

A biomassa sem dúvidas pode ser uma excelente alternativa para enfrentar essas crises energéticas. Sua obtenção acontece graças a decomposição de diferentes recursos que são totalmente renováveis, encontrados facilmente na natureza.

Restos de alimentos, madeira, plantas, resíduos da agricultura, lixos e excrementos são apenas alguns exemplos desses recursos renováveis.

Biomassa: entenda o seu significado

Toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada principalmente com a finalidade de fazer a produção de energia é chamada de biomassa.

Essa matéria orgânica pode ser o carvão, a cana-de-açúcar, o bagaço, a lenha e outras opções.

São os países menos desenvolvidos que mais utilizam esse tipo de fonte de energia. Por causa disso, existem poucos dados referentes que seja importante para a matriz energética mundial.

De acordo com relatórios de órgãos competentes como a ANEEL, somente 14% da população mundial utilizam essa fonte energética.

Agora o Jornal Brasileiro de Pneumologia, afirma que 90% dos países pobres, mais especificamente nas regiões rurais consomem a energia advinda da queima dessa biomassa. As regiões da Ásia e da África Subsaariana são exemplos de locais que consomem essa energia.

As áreas que ainda não são contempladas pela energia elétrica, principalmente as áreas rurais, estão utilizando a biomassa nas usinas termoelétricas.

Um dos sistemas muito utilizados é o da cogeração. Sua função é fazer a conciliação da produção de calor com a energia elétrica dessa biomassa. Essa ação melhora a eficiência dos sistemas de produção energética.

Biomassa

Como a cogeração ajuda no aumento da produção de energia?

Os geradores termoelétricos são movidos graças a queima de biomassa como a lenha e o carvão. Seja qual for o tipo de motor ou combustível, esses geradores acabam perdendo uma boa parte da energia em forma de calor.

A quantidade de energia perdida em forma de calor varia entre 60% a 70%. A eficiência fica em torno apenas dos 30% a 40%.

O sistema de cogeração foi desenvolvido para que esse calor produzido durante a queima de biomassa e produção de energia, seja incorporado, só que na forma de vapor.

A vantagem desse sistema é ótima, pois existe uma economia de utilização de combustível para o aquecimento. Sendo assim, a eficiência desses geradores pode chegar a 85%.

Como é a utilização da biomassa no Brasil?

O bagaço proveniente da cana de açúcar é o recurso mais utilizado no país como biomassa para a produção de energia.

A quantidade de resíduos do setor sucroalcooleiro é muito grande e pode ser aproveitado em sistemas de cogeração, além da produção de energia.

Outras variedades de origem vegetal estão sendo testadas e o potencial para a produção de energia elétrica são enormes.

Esses vegetais são o azeite de dendê, o babaçu, o buriti e a andiroba.

O azeite de dendê é o mais importante deles, pois a sua produtividade é enorme. Sua produção chega a ser quatro vezes maior do que a de cana de açúcar e os outros.

Comunidades mais isoladas como algumas regiões na Amazônia podem ser abastecidas com essas alternativas de energia elétrica.

O etanol é produzido a partir da cana de açúcar e a quantidade de bagaço que sobra varia cerca de 28%.

Este bagaço é uma biomassa e ele é usado para a produção de vapor. Esse vapor que é considerado de baixa pressão é utilizado nas turbinas dos equipamentos de extração e na geração efetiva de eletricidade.

Esse vapor de baixa pressão liberado pelas usinas é usado principalmente para o aquecimento e alimentação dos aparelhos de destilação.

Cada aparelho desse tipo utiliza cerca de 12 kWh de eletricidade. Esse valor pode ser suprido com os próprios resíduos que sobram dessa biomassa.

Existem outros resíduos agrícolas que também possuem um alto potencial para produzir energia. São eles, a casca da castanha de caju, casca de arroz e a casca do coco-da-baía.

Biomassa

Conheça as desvantagens e vantagens da utilização da biomassa

A biomassa é uma opção viável e excelente para substituir os combustíveis poluentes e fósseis que existem no planeta como o carvão e petróleo.

As usinas termoelétricas já utilizam essa fonte renovável na produção de energia elétrica. O Brasil vem avançando bastante nesse assunto, para se ter uma ideia 9% da produção de eletricidade é gerada com a utilização da biomassa.

As vantagens da utilização dessa fonte resumidamente, são:

  • Custo mais baixo para a sua utilização;
  • Pode ser usada como alternativa de energia renovável;
  • Sua produção é feita com a utilização de diferentes materiais naturais;
  • Emissão baixa de gases poluidores.

Infelizmente, a produção dessa energia renovável demanda algumas desvantagens como o aumento de áreas desmatadas e o comprometimento de florestas importantes.

Outro problema tem a ver com a dificuldade de armazenamento dos resíduos sólidos que surgem com a sua produção.

Abaixo, também de maneira resumida, você confere algumas dessas desvantagens. Confira:

  • Dificuldade no armazenamento de resíduos e da própria biomassa produzida;
  • Custo financeiro elevado com a aquisição de equipamentos específicos;
  • Redução da eficiência de produção;
  • Impactos consideráveis no meio ambiente;
  • A emissão de enxofre pode acontecer por causa dos biocombustíveis líquidos, contribuindo assim para o surgimento das chamadas chuvas ácidas;
  • Aumento da incidência de doenças respiratórias por causa da queima desse resíduo.

Conheça 3 produtos derivados da biomassa

Através da biomassa, existe o surgimento de alguns produtos, confira a seguir:

  • Biogás: Esse gás metano é obtido graças a decomposição de diferentes resíduos de esgoto, alimentos e excrementos;
  • Etanol: Sua extração se dá graças a beterraba, o caldo da cana de açúcar e do milho.
  • Biodiesel: Este combustível é natural, totalmente biodegradável e obtido através de óleos vegetais como os de dendê, mamona e soja. Sua taxa de poluição é mínima, ou seja, bem melhor que os tradicionais que poluem muito.

A biomassa é uma excelente fonte de energia renovável que pode substituir algumas opções que são altamente poluentes. Preservar o planeta é nossa obrigação!

Deixe seu Comentário