Curiosidades

Biodiversidade: saiba seu significado e importância

Biodiversidade

Falar em biodiversidade engloba desde os menores seres do planeta até os maiores animais e também o ser humano. Pode-se definir a biodiversidade como sendo a variedade da vida do planeta.

Pode-se afirmar que os diferentes ecossistemas, genes e espécies compõem a biodiversidade e esses ambientes se vinculam através da relação de cooperação, simbiose, competição, predação e parasitismo entre os seres.

Há um equilíbrio nesses sistemas, onde cada membro é fundamental e os meios essências para a vida das comunidades, além da relação estabelecida por ela, é o abrigo, os alimentos e a produção que juntos constituem o ecossistema.

É importante expressar que existem diferentes biodiversidades no mundo, ou seja, há espécies que só existem em determinados lugares. São padrões distintos, alguns formados por rochas, florestas e campos enquanto outros são compostos por gelo e água. Cada região do planeta é única e possui sua própria biodiversidade, por isso ocorre o endemismo, que é quando determinada espécie é exclusiva de uma região, como a mega diversidade que são os locais onde há muitas espécies diferentes catalogadas.

Para que serve a Biodiversidade

Muitas vezes as pessoas se perguntam para que serve tamanha diversidade na natureza? Tem algum motivo realmente importante para que exista tantas espécies em nosso planeta? E os ecossistemas variados, para que servem?

Vamos ver no esquema a seguir os motivos por trás dessas questões expostas anteriormente:

  • Regulação: Pode-se entender por regulação as atividades que contribuem para a manutenção da vida, sendo elas a purificação do ar e da água e a proteção natural contra pragas e doenças.
  • Provisionamento: são os princípios básicos para a sobrevivência das espécies, ou seja, água potável, alimento, medicamentos, entre outros.
  • Cultura: através da biodiversidade há inspiração para as artes que constituem a nossa cultura, do passado até os dias atuais.
  • Apoio: O ecossistema depende de processos, visíveis ou não, para manter-se em funcionamento. A planta necessita do solo, que precisa da água e do sol, que são condições climáticas, e por aí vai.

Diminuição da biodiversidade

Estudos comprovam que a biodiversidade do nosso planeta está diminuindo, pelo que se sabe essa diminuição pode ser uma seleção natural ou causada pelo impacto ao meio ambiente.

Pode acontecer de forma natural através de doenças, secas, incêndios ou desastres naturais em geral, porém nota-se que a ação do homem provoca a degradação do habitat de muitas espécies que acabam extintas.

Estimasse que aproximadamente 40% das áreas florestais foram perdidas nos últimos anos, também 20% dos mangues e 50% dos corais. Essa perda provoca profundo impacto sobre a natureza, incluindo o próprio homem.

As alterações climáticas, devido ao efeito estufa, podem ser julgadas como uma consequência da ação do homem. Mesmo o efeito estufa sendo um fenômeno natural o homem através de queimadas, exploração fóssil e da poluição acabou potencializando o efeito que tornou-se um risco para o aquecimento global.

Observe outras atividades que contribuem com essa realidade alarmante:

  • Pesca em período proibido;
  • Exploração de recursos não renováveis;
  • Poluição;
  • Caça;
  • Invasão de espécies invasoras;

Como reestruturar a biodiversidade?

Para que seja possível resgatar a biodiversidade ou, ao menos, não destruí-la ainda mais é preciso implantar métodos que impeçam os países de agirem inconscientemente, poluindo e degradando a atmosfera.

Como possíveis métodos que podem contribuir com essa causa podemos citar os seguintes:

  • Diminuição de fumaça e gases tóxicos liberadas por industriais de diferentes segmentos;
  • Explorar recursos renováveis como os solares, eólicos e hidrelétricas, por exemplo;
  • Fiscalizar pesca e caças ilegais;
  • Cuidado com o solo e com o uso de agrotóxico;
  • Estilo de vida consciente e sustentável;
  • Diminuir o uso de embalagens plásticas.

Essas são somente alguns exemplos de medidas simples que podem ser tomadas para impedir maior impacto ambiental e restabelecer nosso ecossistema.

Biodiversidade Brasileira

O Brasil é considerado o país com maior biodiversidade do mundo tanto de fauna quanto de flora. As espécies de vegetais catalogadas no território brasileiro passam de 40 mil espécies e a de animais alcança cerca de 100 mil espécies de animais. Essa riqueza de fauna e flora está relacionada com os distintos climas do país e da extensão territorial.

São mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos que tornam o Brasil um dos países mais belos e ricos em ecossistemas. Em nosso país existe o maior número de peixes e mamíferos diferentes já catalogados.

Considerações sobre a biodiversidade

  • Diversidade genética: é a diferença que existe entre seres de uma mesma espécie, como por exemplo os seres humanos, não há uma pessoa igual a outra, todas possuem características que as diferenciam, seja a cor dos olhos, o cabelo, a cor da pele, entre outras;
  • Diversidade ecológica: é do que trata o texto, dos diferentes seres vivos e plantas, quando eles interagem entre si considera-se a existência de uma comunidade e como as comunidades se relacionam com o ambiente forma-se um ecossistema. Desse modo surgem as florestas, os desertos e oceanos;
  • Diversidade orgânica: é a diferença entre todas as espécies, estima-se a nível mundial que existam quase 2 milhões de espécies de seres vivos no mundo e todas sejam diferentes.

Convenção sobre a biodiversidade

É um tratado que contou com a assinatura de 160 países. O tratado considerava as questões ambientais importante, por isso abordou aspectos como a conservação das espécies e sustentabilidade, visando, dessa forma, propor métodos de não intervir ainda mais no planeta.

O tratado realizado pelas Nações Unidas entrou em vigor no final de 1993 e atualmente serve como base para políticas relacionadas ao meio ambiente.

Resumo

O artigo define os conceitos de biodiversidade abordando diferentes modos para mostrar que a diversidade das espécies constitui o ecossistema e ele por sua vez é a relação entre as espécies formando uma comunidade onde uma espécie depende, de certo modo, da outra.

Pode-se afirmar que a leitura desse artigo contribui para o entendimento de diversidade biológica e também ajudou a formar uma consciência coletiva a respeito das atividades humanas que estão vinculadas a sérios problemas ambientais.

Por fim, resumimos a leitura como um meio de aprendizado e conscientização sobre a vida.

Deixe seu Comentário