Poluição

Aquecimento global: entenda seus impactos no meio ambiente

Aquecimento global

Por causa da irresponsabilidade das atividades humanas, o aquecimento global cada dia aumenta mais as temperaturas do planeta. Com alta intensidade em cima do efeito estufa, principalmente por conta da poluição, os climas na Terra vêm subindo consideravelmente. A seguir você vai saber mais informações sobre esse fenômeno e como ajudar o planeta de maneira eficaz.

Para o IPCC ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o maior órgão da atualidade em termos de estudos sobre o aquecimento global, nem devemos perder tempo culpando a humanidade sobre essas mudanças no planeta.

É certo e comprovado que o ser humano tem participação ativa nessas mudanças climáticas. O mais ideal seria, as nações se unirem para combater o aumento da poluição no planeta e a destruição do meio ambiente e não o contrário.

Cada vez mais os líderes das nações se unem para esquematizarem um aumento financeiro utilizando recursos naturais.

O século XX foi marcado pela Revolução Industrial e esse período foi o mais quente da história, elevando a temperatura da Terra em 0,7 ºC. Por sua vez, os dados para o século XXI não são nada animadores. A previsão é de que se o planeta não for preservado, a elevação da temperatura será de 1,8ºC a 4ºC. Se for preservada com medidas importantes e conscientes a elevação da temperatura pode ser de apenas 1ºC.

O que é o efeito estufa?

O efeito estufa é importantíssimo para a vida no planeta Terra. Graças a ele a temperatura é considerável suportável, pois caso ele não existisse ela seria de aproximadamente 18°C negativos. Para se ter uma ideia, a temperatura próxima da superfície é de apenas 14ºC.

Toda radiação solar interage com os gases que se encontram dentro desse efeito estufa. O resultado disso é que os gases de efeito estufa, absorvem essa radiação mandada pelo sol e devolvem para a superfície terrestre uma radiação infravermelha ou calor como nós conhecemos.

Apenas uma parte dessa radiação infravermelha consegue voltar para o espaço e sair do planeta. Graças a esse fenômeno que a Terra mantém sua temperatura habitável.

Existem alguns gases que fazem essa interação com a radiação solar, são eles: metano, dióxido de carbono, os CFCs e o óxido nitroso.

Aquecimento global

Relação do efeito estufa com o aquecimento global

O aquecimento global acontece quando os gases de efeito estufa, fazem um bloqueio do calor e o prendem dentro do planeta. Com isso, ocorrem as mudanças nas temperaturas médias registradas nos oceanos e atmosfera, causando o então chamado aquecimento global.

O efeito estufa apesar de ser um dos fatores de aumento da temperatura do planeta ainda tem um papel fundamental para a vida do ser humano. Pois, é ele quem mantém as temperaturas suportáveis no planeta.

O que estamos vendo atualmente é um desequilíbrio entre as ações humanas e os fenômenos normais da natureza. Os desmatamentos provocados pelo ser humano tem sido um dos motivos determinantes para o desequilíbrio energético do planeta, causando assim uma maior retenção de calor dentro do planeta.

Os efeitos do aquecimento global no planeta podem ser catastróficos, principalmente para a saúde humana.

5 dicas para ajudar a reduzir o aquecimento global

Mudanças de atitude e de comportamento são fundamentais para a diminuição do aquecimento global. Antes de começarmos a contribuir com a redução da emissão desses gases, é fundamental sabermos onde eles estão de fato.

Listamos 5 dicas importantes que você pode seguir agora mesmo para começar a fazer a sua parte. Acompanhe:

Dica 1 – Reduza a utilização do seu automóvel

O dióxido de carbono é um dos gases que contribuem para o aumento desse aquecimento. E ele é encontrado exatamente no momento da queima de combustível fóssil como a gasolina e a maioria dos carros utilizam a gasolina para se locomover. Além, da gasolina, ele também surge com a queima do carvão e do diesel.

Uma das dicas para você contribuir com a redução é diminuir a utilização dos automóveis. Pense nisso, o planeta agradece!

Dica 2 – Utilize os transportes coletivos ou vá de bicicleta mesmo

Existem inúmeras maneiras de você se locomover sem precisar utilizar o seu carro. As bicicletas são excelentes para os deslocamentos sejam eles de longa ou curta distância. O transporte público e as caronas também são outras opções viáveis.

Agora se o local é próximo, vá a pé mesmo que faz bem!

Dica 3 – Não coma carne

As campanhas de redução do aquecimento global são bem enfáticas em dizer para que as pessoas deixem de comer carne. Aliás, o veganismo vem crescendo muito nos últimos anos.

O problema maior da criação de gados está na adição exagerada de fertilizantes nitrogenados na agricultura, para a ração dos gados.

Além, de exigirem uma demanda muito grande de energia em sua produção, esse fertilizante rico em nitrogênio quando lançado no solo, desprende mais nitrogênio na atmosfera.

Por sua vez, esse nitrogênio combinado ao oxigênio forma um poderoso gás de efeito estufa que retém 300 vezes mais calor na atmosfera do que o dióxido de carbono.

Aquecimento global

Dica 4 – Faça compostagem

A compostagem e a biodigestão são consideradas excelentes tecnologias para a decomposição de resíduos orgânicos, pois contribuem para a redução de emissão dos gases de efeito estufa a cada tonelada tratada.

A biodigestão possui a vantagem de fazer a geração de energia como subproduto, já a segunda produz o adubo natural.

Dica 5 – Não use os vilões dos CFCs

O CFCs ou clorofluorcarbonetos foram banidos do país, mas existem outros componentes que são permitidos e usados em equipamentos principalmente que são extremamente nocivos ao planeta.

Esses componentes são os HCFCs ou hidroclorofluorcarbonos que possuem um poder de destruição da camada de ozônio 50% menos que os CFCs.

Se tivermos bom senso, tanto um quanto o outro são péssimos para o planeta.

A União Europeia está pressionando o congresso para banir esses chamados gases fluorados de lá. O argumento é de que eles seriam milhares de vezes pior do que o dióxido de carbono.

O Brasil não pode ficar para trás e o povo tem o dever de exigir novas políticas em relação ao aquecimento global, afinal é a nossa saúde que está em jogo.

Deixe seu Comentário