Consumo Consciente

Pecuária sustentável vem crescendo gradativamente no Brasil

Pecuária sustentável

A pecuária sustentável vem ganhando cada vez mais espaço no país. Esse tema inclusive vem sendo debatido frequentemente com a intenção de provocar importantes mudanças no setor agropecuário e nos seus processos de produção. Compreenda as melhores formas de se produzir de maneira mais global, sem olhar apenas para o rebanho.

No Brasil, a atividade da pecuária é tradicional e bem antiga no país. A sua produção é a responsável por abastecer importantes setores como o de carnes, couro, laticínios, etc. Dessa maneira, pode-se dizer que graças as atividades desse setor como a pecuária leiteira e a pecuária de corte, a balança comercial é impactada diretamente, gerando divisas importantes para o país.

Mesmo com tantos pontos positivos em termos econômicos, a atividade da pecuária tradicional ainda é a maior destruidora do meio ambiente. Implementar uma atividade de pecuária sustentável é sem dúvidas uma saída excelente de preservação.

Qual a importância da pecuária para o Brasil?

O Brasil é um dos países classificados como industrializados, mas também ocupa um lugar de destaque na produção pecuária e agrícola.

Receba Promoções no Whatsapp
Deseja receber links de promoções e ofertas no celular? Clique no Botão abaixo e participe do nosso grupo do Whatsapp.

As atividades de pecuária possuem uma enorme influência na quantidade de exportações no Brasil, além de ter um papel fundamental de abastecimento do mercado interno.

Essas atividades são exercidas em ambientes rurais e consiste basicamente na criação de gado e outros animais de corte, com o intuito principal de comercializá-los. Com o dinheiro da venda, as necessidades dos criadores também são supridas com a produção.

Os bovinos em especial, além da carne, outras partes são extraídas para a comercialização. A pele é utilizada na fabricação de vestuário, o couro na produção de calçados, os ossos podem ser usados na fabricação de botões. São muitas utilidades com cada uma dessas matérias-primas.

Apesar da atividade principal ser ligada a criação da carne bovina, ou seja, do gado, a pecuária também considera as produções de aves, suínos, ovinos, equinos e bufalinos. A responsabilidade desse ramo é oferecer para o mercado, alimentos que servem como base da dieta humana. São eles, o leite, os ovos e a carne.

O que é a pecuária de corte na produção extensiva?

O objetivo principal da pecuária da corte é criar animais que possam ser fornecidos como carne para o consumo humano. A produção extensiva é quando esses animais são criados totalmente soltos em áreas grandes, podendo se alimentar de pastagens e não recebendo grandes cuidados.

O que é pecuária de corte na produção intensiva?

A produção intensiva é quando esses animais são confinados em pequenos recintos, alimentados com rações balanceadas, elaboradas especificamente para a produção de leite ou engorda.

A função da pecuária de leite é produzir leite e produtos derivados.

Pecuária sustentável

Fatores que foram decisivos para a melhoria do setor pecuário

Alguns fatores foram muito importantes para que a pecuária sustentável começasse a ser praticada no país. Conheça dois importantes:

Modernização na maneira de criar o gado

Os pecuaristas se conscientizaram da importância de tratar o solo com respeito e cuidado. Investiram em novas tecnologias e começaram a tratar suas propriedades como empresa. Empresa precisa ser gerida de maneira correta para ter sucesso, caso contrário pode vir a falir facilmente.

Essa utilização de novas tecnologias impactou de modo positivo tanto na produtividade, quanto na preservação do solo.

Utilização de melhorias genéticas

As conquistas com as melhorias genéticas podem ser observadas no ganho de peso rápido do rebanho, assim como um alcance maior das habilidades maternas e da precocidade sexual. Sempre garantindo a melhor carne e consequentemente, as melhores comercializações.

O que é a pecuária sustentável e os benefícios oferecidos?

Os rebanhos brasileiros vêm crescendo a cada ano, tornando-se o segundo maior do mundo, além de liderar as vendas e as exportações.

Com esses números crescendo a cada dia, alternativas de preservação do meio ambiente também começaram a surgir. O objetivo maior é o de tornar a pecuária, uma atividade totalmente sustentável. Isso significa, utilizar técnicas comprovadas que não prejudiquem em nada ou pelo menos reduza, os impactos negativos causados no meio ambiente.

Redução significativa de mata nativa, alterações climáticas catastróficas, diminuição da disponibilidade de água do tipo potável são apenas alguns dos motivos para a invenção e propagação de práticas mais sustentáveis.

Os defensores da pecuária tradicional, afirmam que a pecuária sustentável nunca existirá de fato. No entanto, essa informação não é verdadeira, pois existem produções comprovadas com esse tipo de pecuária, causando bem menos impacto ao meio ambiente e garantindo a renda do pecuarista.

Estratégias de preservação adotadas pela pecuária sustentável

A pecuária sustentável utiliza estratégias fortíssimas que ajudam no processo de preservação e recuperação do meio ambiente.

Confira abaixo algumas das mais praticadas e recomendadas.

1 – Sistema de manejo

Esse sistema permite que aconteça um rodízio da utilização dos piquetes pelos gados. Enquanto uma quantidade de gado está utilizando o piquete, a outra está descansando. Esse tipo de rodízio permite que todo o carbono seja captado de maneira adequada.

Dessa maneira a fotossíntese é maximizada e o crescimento da vegetação aumentado. Quando realizada de maneira adequada então, outros benefícios são observados como uma alimentação mais rica oferecida ao gado e o aumento da neutralização dos gases de efeito estufa na atmosfera.

2 – Sistema de pastagem racional

Esse é considerado um sistema de manejo intensivo do gado, do solo e de sua pastagem. O objetivo principal desse sistema é manter o equilíbrio entre esses tripés, sem deixar que nenhum deles seja prejudicado.

Isso é possível quando o gado colhe o capim sempre próximo do seu ponto de desenvolvimento.

Esse sistema propicia uma maior sustentabilidade na produção desses pastos, pois melhora suas condições físicas, biológicas e químicas.

3 – Utilização de bebedouros para os gados

Para evitar que o gado pisoteie toda a pastagem para poder beber água e até contamine a água, são instalados bebedouros nos piquetes.

Dessa maneira, o gado tem água a sua disposição quando quiser beber, sem precisar fazer grandes esforços.

Benefícios oferecidos pela pecuária sustentável

A pecuária sustentável traz diversos benefícios para o meio ambiente e para a sua produção.  Esses impactos positivos são muito importantes para a prosperidade das atividades do setor, garantindo a conservação dos seus principais recursos naturais.

Sem o meio ambiente e seus recursos essas atividades não existiram com certeza.

Listamos alguns desses benefícios para você conhecer, confira a seguir:

Benefícios para o meio ambiente

  • A biodiversidade aumenta;
  • Ocorre uma oferta maior de água potável de qualidade;
  • Os solos se mantêm sustentáveis e preservados.

Benefícios para todo o sistema produtivo

  • Redução dos casos de doenças e pragas nas pastagens;
  • Aumento do suporte e da capacidade das pastagens;
  • Aumento da saúde e do bem-estar animal;
  • Redução significativa de doenças comuns para o gado;
  • Aumento da produtividade anual.

Adotar práticas e estratégias da pecuária sustentável faz com que o meio ambiente continue sendo ótimo para a produção e criação de gados.

Receba Promoções no Whatsapp
Deseja receber links de promoções e ofertas no celular? Clique no Botão abaixo e participe do nosso grupo do Whatsapp.

Deixe seu Comentário