A poluição está presente em nosso planeta há centenas de anos, mas parece que na última década, se intensificou ainda mais. É um problema que traz prejuízos para várias áreas da nossa vida, podendo afetar a qualidade do nosso convívio, nosso bem-estar, a saúde de centenas de seres vivos, assim como o meio ambiente em geral. A poluição também traz sérias consequências para o efeito estufa e infelizmente não vemos muitas ações para diminui-la ou tentar amenizar os seus impactos.
Muitos nem sabem que existem diferentes tipos de poluição, como cada tipo é causado e o que pode ser feito para combater ou diminuir. Falta informação e o interesse de muitas pessoas, mas se você está aqui em busca de saber mais sobre o assunto e entender o que está ao seu alcance para diminuir os malefícios da poluição, fique a vontade e leia tudo o conteúdo que trouxemos a seguir!
Poluição
A poluição ocorre quando há a introdução de substâncias ou de energia em nosso meio ambiente, podendo causar diversos efeitos negativos e desequilibrando o meio ambiente. Pode ocorrer de forma natural ou, como é o mais comum, pela ação humana e seus danos podem afetar a saúde de todos os seres vivos do ecossistema, incluindo os seres humanos e até mesmo as plantas.
Diversos poluentes entram no meio ambiente diariamente e por isso há diferentes tipos de poluição. Todos eles causam prejuízos para o ecossistema e para o nosso planeta, por isso é preciso buscar por formas de amenizar os seus danos e diminuir essa poluição em nosso dia a dia.
Se cada um fizer um pouco, já será muito e poderá diminuir o impacto negativo da poluição e aumentar também a nossa qualidade de vida, assim como os recursos naturais que a natureza nos provém.
Tipos de Poluição
Se você achava até hoje que poluição era tudo igual, estava enganado. É correto afirmar que, independentemente da poluição, ela afeta o meio ambiente e o planeta, no entanto, existem diferentes tipos e cada um acontece de uma forma. Conhecer e entender como funciona cada tipo de poluição pode lhe dar a oportunidade de identificar o problema no seu dia a dia, para que você possa combate-lo e contribuir para o nosso planeta.
Os tipos de poluição que existem são: poluição do ar, poluição da água, poluição do solo, poluição radioativa, poluição visual, poluição térmica, poluição sonora, poluição luminosa e poluição sonora do mar. A seguir, entenda cada tipo de poluição com mais detalhes.
Poluição do Ar
A poluição do ar também pode ser conhecida como poluição atmosférica e consiste na contaminação do ar que acontece através de líquidos, gases e partículas sólidas que se encontram em suspensão. Material biológico também pode contribuir para a poluição do ar.
As substâncias responsáveis por esse tipo de poluição são chamadas de poluentes atmosféricos e geralmente são provenientes de fontes naturais como neblinas e vulcões, mas podem também surgir através da ação humana, de fontes artificiais que são produzidas. A Organização Mundial da Saúde informa que a poluição do ar mata cerca de 7 milhões de pessoas todos os anos, sendo uma poluição que pode afetar diferentes órgãos do corpo.
Uma das melhores formas de se defender é usar máscaras quando for indicado e também evitar ficar no mesmo ambiente que tiver esse tipo de poluente atmosférico.
Poluição da Água
A poluição da água ocorre quando a água é contaminada por algum elemento físico, químico ou biológico. Essa contaminação pode tornar a água muito prejudicial e perigosa para plantas, humanas, animais e todo o ecossistema.
A poluição da água é uma grande preocupação, pois todos esses poluentes acabam indo para rios, lagos, mares, oceanos e para os lençóis freáticos, podendo causar uma contaminação em massa. A água também sofre com a poluição vinda de poluentes físicos, como quando jogamos algum tipo de lixo e ele é arrastado pela correnteza.
Poluição do Solo
A poluição do solo é causada quando ocorre a introdução de químicos no solo ou quando ocorre alguma alteração no mesmo devido à ação do homem. As substâncias químicas causam a poluição do solo e também podem provocar de forma direta ou indireta, a poluição da água e do ar.
Poluição Radioativa
É o tipo mais perigoso de poluição e provém da radiação, um efeito químico gerado por ondas de energia que podem ser de calor ou de luz. A radiação é algo que existe no meio ambiente, mas a ação do homem pode intensifica-la e causar uma série de problemas, inclusive doenças.
Poluição Visual
A poluição visual se caracteriza pelo excesso de elementos visuais presentes em determinadas áreas. É bem mais comum em grandes centros urbanos e podem causar desconforto visual e espacial.
Poluição Térmica
A poluição térmica acontece quando a temperatura de um rio, por exemplo, aumenta ou diminui, o que causa um grande impacto na população que vive ao redor do ecossistema. A poluição térmica pode causar sérios danos ambientais.
Poluição Sonora
A poluição sonora está presente principalmente nos centros urbanos. Não se acumula no meio ambiente como os demais tipos, mas pode causar diversos danos ao corpo e à qualidade de vida, afetando a audição, assim como a atenção e o foco. Tanto é que a poluição sonora já foi considerada um problema grave de saúde público.
A poluição sonora do mar ocorre porque os sons do oceano estão cada vez maiores. Isso acontece porque as tecnologias envolvidas pela ação do homem afetam diretamente a vida marinha, gerando essa poluição sonora do mar.
Poluição Luminosa
A poluição luminosa consiste no excesso de luz artificial que é mais comum nos grandes centros urbanos. Esse tipo de poluição pode afetar a qualidade de nossa saúde, assim como todo o ecossistema.
Há diversas formas de ficar o mais longe possível de todos os tipos de poluição, mas nem todo mundo consegue devido à sua rotina. Ainda assim, tomar pequenos cuidados no dia a dia pode ajudar a diminuir tais impactos em nossa saúde e em nossa qualidade de vida.
Deixe seu Comentário